Correias
As correias são elementos de máquina responsáveis por transmissão de força e movimento em sistemas rotativos. Possuem diversos formatos e perfis como as correias em V e sincronizadoras, além disso, podem ser abertas ou fechadas e fabricadas em materiais como, por exemplo, borracha ou poliuretano.
Correia em V Lisa
Utilizadas normalmente por motores que necessitam de um giro feito por mais de de duas polias, as correias em V lisas são itens que trabalham com rotações entre 1000 e 7000 rpm. São correias em que a cada volta estão sujeitas a diferentes cargas de tração.
Correia em V dentada
A correia em V dentada possui grande resistência, é de fácil manuseio e possui dentes que são especialmente desenhados e moldados em sua superfície para auxílio nas alternâncias de velocidade que o motor precisa empregar.
Correia sincronizada
Correia sincronizada ou sincronizadora, é uma correia para transmissão de movimento e potência entre um eixo motor e eixo movido (ou polia). Possui dentes que se encaixam com precisão nas ranhuras da polia sincronizadora. Eles proporcionam sincronismo e ao mesmo tempo evitam qualquer tipo de escorregamento, problema que outras correias não estão livres.
A Correia de Transmissão é uma cinta flexível que serve para transmitir a força e o movimento de uma polia ou roda dentada, para outros componentes. Normalmente é feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, ou de polímeros como o poliuretano.
A correia dentada é um dos melhores tipos de correia para operações que exigem sincronismo, Isso se deve ao fato de a correia dentada possuir dentes que atuam como conectores entre a correia e os componentes do local onde ela será instalada!
As correias industriais planas foram as primeiras a serem utilizadas pela indústria moderna.
Inicialmente confeccionadas em couro e outros materiais que garantissem maior resistência a atritos e às forças geradas pelo maquinário, além de permitir transportes à longa distância na unidade fabril.